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O que são Motores de Partida?

O que são Motores de Partida?

O motor de partida, também conhecido como motor de arranque, é responsável por colocar em funcionamento o motor de combustão de um veículo, que por si só não tem força suficiente para começar a operar. Ele é acionado eletricamente com o auxílio da bateria, convertendo a energia elétrica em mecânica, proporcionando um torque inicial elevado, necessário para vencer a resistência ao movimento causada pela compressão, atrito dos componentes internos (pistão, biela, virabrequim), além da viscosidade do óleo e da temperatura do motor, que são ainda maiores quando o motor está frio.

O motor de partida é composto por uma carcaça cilíndrica de aço, com mancais em ambas as extremidades que suportam o induzido – um conjunto de lâminas cilíndricas com ranhuras axiais. No mancal, próximo ao coletor, está o porta-escovas. Essas escovas, pressionadas por molas, fazem contato com os coletores do induzido, transmitindo corrente elétrica. Externamente, no mancal, está localizado o pinhão, que é movido por um garfo quando a chave magnética é acionada.

A diferença entre os motores de partida de veículos com motores a gasolina (ciclo Otto) e a diesel está na potência. Veículos maiores, como caminhões, exigem maior potência do motor de partida, especialmente porque motores com taxas de compressão mais elevadas necessitam de mais energia para iniciar o funcionamento, como explica Paulo Souza, gerente de Assistência Técnica da Bosch.

Funcionamento

  1. Primeira etapa (posição de repouso): o motor de partida está sem corrente, e a mola da chave magnética mantém a ponte de contato na posição de repouso.
  2. Segunda etapa (estágio de ligação 1): ao acionar a chave de ignição, a bobina de atracamento, a bobina de retenção da chave magnética, a bobina de campo e o induzido recebem corrente elétrica. O induzido começa a girar lentamente e o pinhão engrena na cremalheira.
  3. Segunda etapa A (estágio de ligação 2): a ponte de contato da chave magnética conecta a bobina de campo e o induzido, e o pinhão procura se engrenar.
  4. Terceira etapa (estágio de ligação 3): a alavanca de comando atinge sua posição final, engrenando o pinhão. A ponte de contato liga a bobina de campo principal, e o motor de partida atinge o torque total, acionando o motor do veículo.

Manutenção

Por ser um componente que funciona apenas no momento da partida, o motor de arranque raramente apresenta defeitos, especialmente em veículos novos. Como é o maior consumidor de bateria, ele trabalha sem o auxílio do alternador. Segundo Robson Costa, gerente de produto da Valeo, é importante evitar forçar o motor de partida por mais de 10 segundos, pois isso pode superaquecer e danificar o induzido. Também é prejudicial acionar a chave quando o motor já está ligado, o que pode causar sobrecarga e danificar o sistema.

Os defeitos mais comuns ocorrem devido ao uso inadequado, como acionar o motor de partida repetidamente quando o motor já está em funcionamento, causando desgaste nos componentes. A maioria dos problemas é detectada com uma verificação cuidadosa do sistema de partida, bateria e conectores.

Como detectar defeitos

  • Verifique a bateria: teste a tensão e certifique-se de que os cabos estão limpos e em bom estado.
  • Barulhos estranhos: se ouvir um estalo ao virar a chave, mas o motor não girar, a chave magnética pode estar funcionando corretamente, mas o induzido pode ter defeito.
  • Contato inadequado: barulhos de metal indicando que o pinhão está batendo no volante podem significar falta de contato adequado na chave magnética ou defeito no induzido.
  • Curto-circuito: detecte possíveis curtos no induzido ou nas escovas, medindo a continuidade das espirais.
  • Desgaste nos dentes do pinhão: isso pode ocorrer se a chave de ignição for mantida ativada após o motor funcionar.
  • Verificação dos relés: relés de comando no painel de fusíveis também devem ser inspecionados.

Desmontagem e Instalação

Dependendo do veículo, o motor de partida pode estar em locais de difícil acesso, como em carros com ar condicionado, onde é necessário desmontar o sistema para acessar o motor de partida. O primeiro passo é verificar se o problema está de fato no motor de arranque, realizando um teste de bateria e escutando atentamente os sinais durante a tentativa de partida.

Na desmontagem, desconecte a bateria para evitar curtos-circuitos, retire a parte elétrica e os parafusos, e leve o motor de partida para a bancada para inspeção. Durante a desmontagem, sempre verifique as escovas e buchas e use ferramentas apropriadas.

A instalação do motor de partida varia de acordo com o modelo, podendo ser fixado diretamente no volante ou ao lado do bloco do motor. A instalação correta requer que o cabo principal do motor de partida seja o mais curto possível, com a bitola adequada para suportar a corrente elétrica necessária. Motores de partida em condições adversas podem exigir lubrificação frequente e pontos de lubrificação de fácil acesso.

Com esses cuidados, o motor de partida pode funcionar corretamente e garantir o acionamento eficiente do motor do veículo.